Energia Solar faz o futuro agora
A planta atual de energia elétrica no Brasil é composta em sua grande maioria por fonte hidrelétrica. Mas essa não é considerada uma fonte totalmente limpa, pelos impactos ambientais que ocorrem durante as construções de usinas.
O futuro indica que a planta elétrica mundial deverá ser composta por fontes renováveis e limpas. Caminhando nessa direção, o Brasil já começou a implantar as suas fontes renováveis, como Eólica, Solar e Biomassa, que em breve serão responsáveis pelo maior percentual de energia gerada em nosso país.
Dentre as fontes renováveis, destaca-se a Solar Fotovoltaica, que é uma matriz totalmente limpa, por não produzir gases ou ruídos em seu processo de geração.
Inicialmente, a energia solar foi considerada de difícil implantação, devido ao alto custo dos materiais e à falta de financiamentos para o setor. Atualmente, já existem várias facilidades para a implantação de fontes solaras em residências, comércios ou indústrias. Isso se deve à redução ocorrida nos preços dos materiais necessários, bem como à facilidade de financiamentos para os potenciais micro ou minigeradores de energia solar. Sem falar que no Brasil, a ANEEL flexibilizou as regras e limites de geração, facilitando sobremaneira a aquisição dessa fonte de energia.
Já existem atualmente(julho/2019)mais de cem mil conexões de energia solar homologadas pela ANEEL no Brasil, conforme dados da ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar. A previsão é que até 2030 tenhamos mais de vinte milhões de homologações efetuadas. Isso não só contribui para a melhoria do meio ambiente, pois milhões de toneladas de CO2 deixam de ser lançadas no ecossistema, como também é um mercado potencial para empresas e profissionais do setor.
Principais vantagens do uso da energia solar no Brasil:
. a energia solar é totalmente renovável;
. é uma fonte infinita;
. não faz barulho;
. não polui;
. manutenção mínima;
. baixo custo, considerando a vída útil de um sistema fotovoltaico (25 anos);
. fácil de instalar;
. pode ser usada em áreas onde não existe a rede elétrica convencional.
Fonte: portal solar.
#EnergiaSolar #Economia #Baixocusto #Fonterenovável #Energialimpa #Ecologicamentecorreta